Veterinária por Amor

Veterinária por Amor

quinta-feira, 7 de abril de 2016

CURIOSIDADES DA MEDICINA VETERINÁRIA

A PROFISSÃO

O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, além de cuidar da saúde, da alimentação e da reprodução de rebanhos. Outra de suas funções, complementando sua atenção na saúde animal e na saúde pública, é inspecionar a produção de alimentos de origem animal. Neste caso, o médico veterinário verifica o cumprimento das normas de higiene nas indústrias, a fim de evitar a transmissão de doenças para o ser humano. Na indústria alimentícia, ele controla as tecnologias de produção. Em qualquer indústria que utilize matéria-prima de origem animal, a presença do médico veterinário é indispensável para realizar o controle dessa matéria-prima. Pode atuar, ainda, na área de vendas de alimentos, medicamentos, vacinas e de outros artigos para animais.
                                     
O CURSO


O curso de Medicina Veterinária, criado em 1932, é voltado para a formação de profissionais que irão trabalhar com animais de pequeno e grande porte, com foco em áreas como clínica, reprodução, cirurgia, produção, sanidade e defesa animal, controle de zoonoses e inspeção de produtos de origem animal. O Médico Veterinário deve estar principalmente apto a desenvolver sistemas e processos tecnológicos ligados a problemas sanitários, produção de alimentos, produção animal e produtividade de rebanhos, contribuindo para o aumento no fornecimento de alimentos de alta qualidade. Desta forma, o profissional garante a proteção da saúde animal e humana.
Dividido em 10 períodos letivos (5 anos), o curso recebe anualmente, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 120 alunos – 60 por semestre. As aulas acontecem no período diurno.
Os três primeiros períodos, que correspondem ao ciclo básico,e oferecem formação em áreas básicas, como bioquímica, microbiologia e fisiologia. A partir do quarto período, os estudantes cursam o ciclo profissional na Escola de Veterinária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário