
Uma cadela da raça Akita está internada a cerca de uma semana em uma clínica veterinária deMontes Claros, Norte de Minas, após ser vítima de maus-tratos. O animal foi resgatado após a dona anunciar a sua doação nas redes sociais.
A protetora Patrícia Gomes se prontificou em buscar e cuidar da cadela, mas ela encontrou o animal desnutrido e acorrentado. “Ela [a proprietária] me falou que a cadela estava um pouco desnutrida, mas a cachorra estava praticamente morta. Dei água e ela tomou como um animal que não via líquido nenhum há muitos dias O primeiro veterinário que a atendeu, disse que seria questões de horas para que ela morresse”, comenta Patrícia Gomes.
Pela idade e tamanho, o animal deveria pesar 18 kg, mas foi resgatada com apenas 7 kg. Com o quadro crítico, a cadela foi levada uma clínica da cidade e assustou até mesmo os funcionários. ”Quando ela chegou, não tinha reação nenhuma. Então começamos a soroterapia com antibiótico e alimentação via oral”, afirma a veterinária Cláudia Pormmam.
Crime
A advogada Barbara Honorato lamenta a falta de um disque-denúncia em Montes Claros para ser acionado em caso de maus-tratos a animais. A cidade possui apenas um abrigo, que se encontra lotado de animais recolhidos.
“Hoje, para se denunciar casos de maus-tratos é através da Polícia Militar. Mas o aconselhável é procurar um protetor de animais, pois a primeira pergunta feita pela polícia é ‘para onde o animal será levado’. Se não tiver, eles nem vão”.
Bárbara diz também que, após a denúncia, quando a PM vai ao local denunciado, um veterinário acompanha e analisa se as agressões configuram maus-tratos. “Caso configure maus-tratos, o animal é recolhido. Maus-tratos é crime e o agressor pode ser condenado a uma pena de um a quatro anos de prisão”, explica a advogada.
Blog fico top 👏👏
ResponderExcluir